Como presentear uma grávida?

Vamos lá. Ao longo dessas quase 33 semanas, eu comprei algumas coisas e ganhei outras super super úteis para o meu próprio conforto. Aí que fui reunindo essas ideias e resolvi colocá-las aqui no blog: vai que você resolve compartilhar como quem não quer nada e dar umas dicas aí de presentes legais para receber na gestação?

E confesso que receber um mimo pra mim é uma delícia. Nada supera a alegria de ver Pacotinho sendo amada por tanta gente – longe de mim parecer ingrata por tantos presentes lindos e úteis que a gente já recebeu. Mas é aquilo: na gravidez a gente se sente carente, confusa, não se reconhece mais… Ver que lembram da gente é fantástico! Rs.

O primeiro presente para grávida que eu ganhei foi do marido, lá no comecinho da gestação: um travesseiro de corpo. E gente, é sério: não sei como passaria pela gestação sem ele. Dá pra dormir agarradinha, pra apoiar a barriga, pra colocar no meio das pernas, e tudo-junto-ao-mesmo-tempo.

Outra dica é uma bola de pilates. Pode parecer um presentinho estranho, mas já comentei aqui nos Relatos de Gravidez: desde que troquei minha cadeira de trabalho pela bola, as dores no cóccix/sacro/lombar praticamente desapareceram. E olha que a barriga só cresce! Ps: se ofereça para encher a bola pela grávida, hahaha!

Camisolas e pijamas deslumbrantes para o pós-parto. Esse eu ganhei da sogra e da cunhada – tinha me apaixonado por uma, mas o preço era salgado (e sabem como é, nessa fase a gente só quer comprar coisas para o bebê…). Acabou que ganhei a bonitinha, e está lá separada para usar quando Helena nascer! Essas coisinhas a gente acaba deixando pra comprar de última hora, às vezes não acha algo legal… E é uma boa opção (caso você tenha intimidade com a grávida, né?). Eu amo as peças da linha Maternity da Loungerie – e inclusive vi hoje que eles lançaram na cor preta. Vou ter que passar na loja conferir, ops!

Cosméticos e afins. Eu sempre fui extremamente vaidosa, amo meus creminhos, maquiagens, me arrumar… Mas com a gravidez deixei as unhas de lado, confesso. Virou algo super comum me ver por aí de unhas limpas, só com base. Pura preguiça mesmo! Aí um dia minha mãe trouxe um presente para a Helena e um esmalte pra mim. Pronto, deu aquele incentivo pra eu pintar as unhas 😉 E é aquilo, quando roupa nenhuma parece cair bem, olhar pra unhas arrumadinhas já dá uma levantada na auto estima (mesmo quando a gente tá trabalhando de pijama).

Outro presente mara é um vale massagem, vale drenagem, day spa, uma aula de yoga… Só confira certinho se o local tem profissionais capacitados para atender gestantes, viu? Nem toda massagem pode ser feita em grávidas, e mesmo a drenagem tem algumas particularidades. Até mesmo a posição em que a gente fica na maca tem que ser vista com cuidado, rs!

Mas e o que não dar? Lembrem-se de que isso são opiniões minhas, não tou aqui c***ndo regra pra ninguém. Nada impede você de presentear uma grávida com algo da lista abaixo e ela amar – vai muito da intimidade de vocês e do quanto vocês se conhecem.

– Comida: se a grávida estiver de dieta (eu! eu!) e você aparecer com um bolo, uma caixa de chocolates ou coisa que o valha, vai fazê-la chorar. Juro. Talvez não na sua frente, mas depois que ela estiver sozinha, com certeza. Mas se ela não estiver de dieta e você ainda oferecer algo que ela esteja babando pra comer, só sucesso!

– Presentes com função muito específica: usando o exemplo da camisola ali em cima, nada de “olha só, pra você usar para receber as visitas”. Ou “um quadrinho pra você usar na porta da maternidade”. Ou “esse top pra tirar fotos da barriga”. Ou “essas lembrancinhas pra quando o bebê nascer”. Ou “a primeira roupinha que seu filho vai usar”. Gente. Gente. A intenção pode ser a melhor das melhores, mas confira com a mãe primeiro. Tem coisas que os pais vão querer escolher com todo o carinho do mundo – e se você não sondar essa situação primeiro e simplesmente entregar um presente com obrigação de uso, pode causar um mal estar daqueles. Claro que, se você conhece perfeitamente a escolha daquela mãe, ou já viu ela falando “já escolhi XXX, falta só comprar”, seria lindo se oferecer para presentear com aquele item.

Agora aproveita pra dividir comigo nos comentários: como presentear uma grávida? Tem mais alguma dica? A gente quer saber 😉

Leave a Reply

